Uma árvore bem frondosa
Doze galhos, simplesmente
Cada galho , trinta frutas
Com vinte e quadro sementes?
Enigmas e adivinhas convidam à decifração: “trouxe a chave?
Encaramos o desafio: trata-se de uma árvore bem frondosa
Que tem doze galhos, que têm trinta frutas, que têm
vinte e quadro sementes: cada verso introduz uma nova informação
que se encaixa na anterior.
Quantos galhos tem a árvore frondosa? Quantas frutas tem cada galho?
Quantas sementes tem cada fruta? A resposta a cada uma dessas questões não revela o enigma. Se for familiarizando com charadas, o leitor sabe que nem sempre uma árvore é uma árvore, um galho é um galho, uma fruta é uma fruta, uma semente é uma semente…Traiçoeira, a árvore frondosa agita seus galhos, intriga-nos com as possibilidades ocultas nas sementes.
O que é, o que é?
Apegar-se apenas às palavras, às vezes é deixar escapar o sentido que se insinua nas ramagens.Mas que não está ali.
Que árvore é essa? Símbolo da vida, ao mesmo tempo que se alonga num percurso vertical rumo ao céu, mergulha suas raízes na terra. Cíclica, despe-se das folhas, abre-se em flores, que escondem frutos, que protegem sementes, que ocultam coisas futuras.
“Decifra-me ou te devoro.”
Qual a resposta? Vamos a ela: os anos que se desdobram em meses, que se aceleram em dias, que escorrem em horas. A ÁRVORE DO TEMPO.
E assim, contemplemos outra árvore:
Deus fez crescer do solo todas espécie de árvores formosas de ver e boas de comer, e a árvore da vida no meio do jardim , e a árvore do conhecimento do bem e do mal. (…)
E Deus deu ao homem este mandamento: “Podes comer de todas as árvores do jardim. Mas, da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás, porque no dia em que dela comeres terás de morrer”.
Maria José Nóbrega
Nenhum comentário:
Postar um comentário